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Homem e Mulher

Leonardo BOFF


 

 

(En castellano abajo)

 

Há um notório conflito entre cristianismo de versão romano-católica e problemática do feminino e da mulher. As mulheres, porque são mulheres, não possuem plena cidadania na comunidade cristã. Essa situação é injusta e por isso não tem razão de ser. Ao contrário, o cristianismo teria três argumentos de ordem interna, estritamente teológica, que poderiam fazê-lo um dos grandes promotores da dignidade e da excelência da mulher, ao invés de ser um bastião de patriarcalismo.

O primeiro argumento se encontra na primeira página da Bíblia, quando no Gênesis se diz: ''Façamos a humanidade à nossa imagem e semelhança; façamo-la homem e mulher''(Gn 1,27). Portanto, em Deus há algo de feminino e masculino que se reflete no homem e na mulher. Somente temos uma experiência global de Deus se incluímos sempre os dois, o homem e mulher, na nossa trajetória para a Fonte originária de todo o ser. Se excluirmos a mulher, teremos apenas uma imagem parcial de Deus.

O segundo argumento diz: Deus nos visitou pessoalmente e veio morar no meio de nós. Comumente os cristãos pensam no Natal que celebra a encarnação do Filho de Deus em Jesus de Nazaré. Entretanto, o Filho não foi o primeiro a vir. Antes dele veio o Espírito Santo, enviado a uma mulher. O evangelho de Lucas é claro: ''O Espírito virá sobre ti e a virtude do Altíssimo armará sua tenda sobre ti e é por isso que o Santo gerado será chamado Filho de Deus'' (1,35). ''Virtude do Altíssimo'' é outro nome para Espírito. Ele armará a tenda sobre a mulher Maria. O termo grego aí usado (episkiásei), é semelhante àquele que São João usa para expressar a encarnação do Filho (eskénosen:1,9). As duas expressões têm a palavra tenda (skené) para expressar a morada permanente. Então o sentido é este: ''O Espírito vem sobre ti e morará definitivamente em ti''. Esse morar do Espírito é tão íntimo que eleva a mulher Maria à altura do divino. Por isso, conseqüentemente, o texto diz: ''O que é gerado em ti é Filho Deus''. Somente alguém que é Deus ou elevado à altura de Deus pode gerar um Filho de Deus. Significa então: ao visitar a humanidade, Deus escolheu, em primeiro lugar, a mulher para morar. E ela carrega em seu seio o Filho do Pai, agora encarnado por força do Espírito. Num momento da história, o centro de tudo é ocupado por uma mulher. Ela é a portadora do Espírito e simultaneamente do Filho eterno. Ela e somente ela é o Templo onde mora a total divindade: o Espírito e o Filho, enviados pelo Pai, se encontram no seio dessa simples mulher do povo judeu.

O terceiro argumento reza: o fato decisivo do cristianismo, quiçá de toda a história humana, consiste na vitória definitiva da vida sobre a morte. Ela foi testemunhada pela primeira vez por uma mulher, Maria de Magdala. Para os cristãos, a vida não termina com a morte, mas com a ressurreição. A ressurreição é muito mais que a reanimação de um cadáver. É a plena realização de todas as potencialidades do ser humano. É o ser humano transportado à culminância do processo evolutivo. Para os cristãos isso ocorreu por ocasião da ressurreição de Jesus. Ora, quem primeiro a atestou foi uma mulher, Madalena. Ela foi apóstola para os apóstolos, no dizer de São Bernardo, pois foi ela que comunicou aos seguidores de Jesus esse evento bem-aventurado. Sempre se ensinou que sem fé na ressurreição não haveria cristianismo nem Igreja. Ora, se assim é, por que não conferir centralidade às mulheres que nunca traíram Jesus e que testemunharam a ressurreição?

Há, portanto, boas razões para valorizarmos sumamente a mulher. Junto com o homem, a mulher guarda o Sagrado como numa lamparina sempre acesa. Somente um cristianismo que se esqueceu de sua originária grandeza e se fez vítima do patriarcalismo cultural do Ocidente pode marginalizar as mulheres e privar a todos da inestimável contribuição com a qual podem enriquecer a comunidade cristã e toda a humanidade.

 

 


 

Hombre y Mujer

 

Entre el cristianismo de versión romano-católica y la problemática de lo feminino y de la mujer existe un franco conflicto. Las mujeres, por el hecho de ser mujeres, no tienen plena ciudadanía dentro de la comunidad cristiana. Esta situaçión es injusta y por eso mismo no tiene ninguna razón de ser. Al contrario, el cristianismo tiene tres argumentos de orden interno, estrictamente teológicos, que podrían convertirlo en uno de los grandes promotores de la dignidad y de la excelencia de la mujer, en lugar de ser un bastión de patriarcalismo.

El primer argumento se encuentra en la primeira página de la Biblia, cuando en el Génesis se dice: ''Hagamos la humanidad a nuestra imagem y semejanza; hagámosla hombre y mujer''(Gen 1,27). Por lo tanto, en Dios hay algo de femenino y masculino que se refleja en el hombre y en la mujer. Solamente tendremos una experiencia global de Dios si incluimos siempre a los dos, al hombre y a la mujer, en nuestra trayectoria hacia la Fuente originaria de todo ser. Si excluimos a la mujer, tendremos sólo una imagem parcial de Dios.

El segundo argumento dice: Dios nos visitó personalmente y vino a vivir entre nosotros. Cuando los cristianos piensan en la Navidad, que celebra la encarnación del Hijo de Dios, piensan generalmente en Jesús de Nazaret. Sin embargo, el Hijo no fue el primero en venir. Antes vino el Espíritu Santo, enviado a una mujer. El evangelio de Lucas es claro: ''El Espíritu vendrá sobre ti y la virtud del Altísimo armará su tienda sobre ti y por eso el Santo engendrado será llamado Hijo de Dios'' (1,35). ''Virtud del Altísimo'' es otro nombre para Espíritu. Él armará su tienda sobre la mujer María. El término griego usado (episkiásei), es parecido al que usa San Juan para expresar la encarnación del Hijo (eskénosen:1,9). Los dos términos contienen la palabra tienda (skené) para expresar la morada permanente. El sentido es el siguiente: ''El Espíritu vendrá sobre ti y habitará definitivamente en ti''. Ese habitar del Espíritu es tan íntimo que eleva a la mujer María a la altura de lo divino. Por eso, consecuentemente, el texto sigue: ''Lo engendrado en ti será Hijo de Dios''. Solamente Dios o quien haya sido elevado a la altura de Dios puede engendrar un Hijo de Dios. Es decir: al visitar a la humanidad, Dios escogió para morar, en primer lugar, a la mujer. Ella lleva en su seno al Hijo del Padre, ahora encarnado por fuerza del Espíritu. En un momento de la historia, el centro de todo lo ocupa una mulher. Ella es la portadora del Espíritu y simultáneamente del Hijo eterno. Ella, y solamente ella, es el Templo donde mora la divindad total: el Espíritu y el Hijo, enviados por el Padre, se encuentran en el seno de esa sencilla mujer del pueblo judío.

El tercer argumento reza: el hecho decisivo del cristianismo, y quizás de toda la historia humana, consiste en la victoria definitiva de la vida sobre la muerte, hecho testimoniado por vez primera por una mujer, María de Magdala. Para los cristianos, la vida no termina con la muerte, sino con la resurrección. La resurrección es mucho más que la reanimación de un cadaver; es la plena realización de todas las potencialidades del ser humano. Es el ser humano transportado al final del proceso evolutivo. Y, para los cristianos, eso fue lo que pasó con resurrección de Jesús. Pues bien, su primer testigo fue una mujer, Magdalena. Ella fue apóstola para los apóstolos, como dice San Bernardo, pues fue ella quien comunicó a los seguidores de Jesús ese evento bienaventurado. Siempre se ha enseñado que sin fé en la resurrección no habría cristianismo ni Iglesia. Si es así, ¿por qué no dar centralidad a las mujeres, que nunca traicionaron a Jesús y fueron testigos de su resurrección?

Existen como vemos muy buenas razones para valorar sumamente a la mujer. Junto con el hombre, la mujer guarda lo Sagrado como una lamparina siempre encendida. Solamente un cristianismo olvidado de su grandeza original y víctima del patriarcalismo cultural de Occidente puede marginar a las mujeres privándonos a todos de su inestimable aporte, con el que pueden enriquecer a la comunidad cristiana y a toda la humanidad.

 

Leonardo Boff é teólogo e escritor
Publicado en el Jornal do Brasil el 28/Dic/2001.
Traducción de Mª José Gavito

 

 

 


 



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